segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

A caminho de uma vida nova!

Há uma frase duma colega minha que sempre me fez muito sentido...e a verdade é que a vida vai-nos demonstrando que é mesmo assim: Não faças planos para a vida para não estragares os planos que esta tem para ti!!!
A verdade é que, e cá vai mais um ditado popular, "não pode ser nem 8 nem 80!", tudo deve ser com conta, peso e medida. Fazer planos é bom! É bom sonhar e planear o nosso futuro! Agora, nada de exageros. Nada de planear tudo ao mais ínfimo pormenor. A probabilidade de desilusão é grande...Aliás, não daremos o verdadeiro valor ao que a vida nos oferece! Temos que saber aproveitar a vida ao máximo, saborear tudo aquilo que nos oferece. Afinal, até nos momentos menos bons ela nos oferece algo.
É com esta filosofia de vida que encaro a minha ida para o Alentejo e estou ansiosa (com algum receio também, não vou esconder) por ver o que me reserva.
É óbvio que o inicio da vida laboral "não vai ser pêra doce" e custar-me-á um pouco a habituar mas...o que é que se consegue sem esforço?! Qualquer mudança tem a sua adaptação...
Termino com uma frase, de alguém que me surpreendeu ao proferi-la, "A vida é um presente que vamos, aos poucos, desembrulhando"!!!
Pois bem, desembrulhem a vossa com um sorriso no rosto, desfrutando de cada pedacinho de papel rasgado!

1 comentário:

RD disse...

o povo sempre foi muito sábio e entre as maiores verdades que diz, encontra-se aquela: «No meio é que está a virtude».

A vida sem sonhos e sem planos é, inevitavelmente, subaproveitada, quase desperdiçada. É preciso procurarmos o que queremos para chegarmos, de facto, a perceber o que isso é. Não temos de saber, sempre, que direcção tomar. Muitas vezes, mudar de planos é o melhor que fazemos e assim encontramos a felicidade. Contudo, para que isso aconteça, temos mesmo que pensar, sonhar, querer...

Por outro lado, ter tudo milimetricamente pensado e calculado é meio caminho andado para a frustração e a cegueira. A espontaneidade, a surpresa, o mistério, são tudo ingredientes que dão paladar à nossa existência. E não podemos esquecer que quanto mais idealizamos algo, menos isso nos acontecerá da forma que imaginamos. A vida é caprichosa e misteriosa, não gosta de se revelar a não ser no momento certo!

Por tudo isto, concordo com o que dizes, querida amiga, tudo tem de ter o seu peso, conta e medida e sim, o mais maravilhoso da vida é a sua lenta e saborosa descoberta, por meio de erros e acertos, num sublime plano que nos transcende e nos mostra que nada acontece por acaso!